Dia do professor: entenda as vantagens de ser um


Ser professor é um trabalho que envolve diversas habilidades, como boa comunicação, didática e capacidade para lidar com as diferenças. Em muitos momentos, o educador poderá se deparar com uma série de obstáculos ao longo da carreira, sendo muitas vezes necessário um grande esforço para conquistar a atenção e a interação com a turma.


Apesar das dificuldades, a carreira de educador pode trazer muitas recompensas. Permite aprender várias lições de vida a partir do convívio com os alunos dentro e fora da sala de aula.

Pensando nisso, o CULTURA separou cinco motivos para seguir a carreira de professor. Confira abaixo e inspire-se:

1. Deixar um legado

Muitas pessoas afirmam que ser professor não é apenas uma profissão e sim uma missão. Afinal, a sua função não é somente transmitir os conteúdos aos alunos, mas ensiná-los a serem pessoas melhores, além de orientá-los, dando todo o apoio que eles precisarem.

2. Desenvolver as habilidades comunicativas

Ao interagir cada vez mais com alunos e seus pais, você consequentemente desenvolverá as suas principais habilidades de comunicação.

3. Tornar-se mais paciente

Ensinar também requer paciência, principalmente no caso das suas aulas serem voltadas ao público infantil. Ao trabalhar com diferentes perfis de estudantes, o professor deve procurar formas para adaptar o método de ensino conforme as dificuldades pessoais de cada aluno.

4. Nunca parar de aprender

Ao mesmo tempo em que se ensina, há sempre algo novo a aprender, seja com algum colega de trabalho ou com a própria turma. O processo de aprendizagem de um educador é contínuo.

5. Notar a sua própria influência

Certamente, um dos momentos mais gratificantes na sua carreira será ao notar a diferença do próprio ensino na vida dos alunos. Seja quando um estudante lhe agradecer por um conselho ou quando um antigo aluno lembrar-se de você como uma inspiração, por exemplo.

Mais lidas da semana 🔥

Neto de Garrincha nega sumiço de corpo: 'Grande farsa'

Marina ataca Bolsonaro por declaração contra Estatuto da Criança

Angus T. Jones sobre época de Two and a Half Men: ''vivia um apocalipse psicológico''